Uma pequena praia perto da Praia da Areia Branca, que é acessível de carro e que possui várias formações rochosas interessantes de fotografar, o único problema é que a quantidade de areia varia de ano para ano, e por vezes, de dia para dia. No entanto, esta variação permite-nos obter fotografias diferentes a cada visita. É uma das praias que mais tempo passei a fotografar.
QUANDO VISITAR
Todo o ano, com exceção do verão onde poderá ter mais pessoas. Com a maré cheia a praia fica sem areal e pode ser complicado fotografar. A melhor altura é durante a maré baixa, eu gosto de a fotografar ao nascer e ao pôr-do-sol, permite obter cores completamente diferentes.
DETALHES
Ponto de Partida: Estacionamento de Praia
Distância a Percorrer: Entre 2 a 4 km
Altura do ano: Primavera e outono
Melhor hora do dia: Nascer do sol ou Pôr do sol
Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)
Extras: Consultar a tabela de marés
COMO CHEGAR
O acesso à praia é todo por estrada de terra batida, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 39°16'58.7" N 9°20'10.0" O ou 39.282971, -9.336110, ou seguir o link para o google maps.
PERCURSO RECOMENDADO
O estacionamento é mesmo em cima da praia, mas em dias de chuva podem ter de deixar o carro no topo da colina. Mas o caminho é simples até lá e podem percorrer todo o areal. Para a direita tem um conjunto de rochas que vão até à falésia e por isso podem sempre fotografar. Para a esquerda algumas pedras podem ficar debaixo da areia e não estar visíveis todo o lado mas qualquer um dos lados permite umas fotografias interessantes.
A MINHA EXPERIÊNCIA
Eu prefiro fotografar nesta praia durante a primavera e outono, quando o 'verão' já terminou e a praia acaba por estar praticamente vazia. E já tive a minha dose de aventuras. Usualmente vou sempre de galochas para evitar ficar com os pés molhados, mas num dos dias não as levei pois tinha intenção de fotografar em cima das rochas. Ora ainda estava eu a montar tudo, felizmente já não tinha a mochila no chão quando uma onda gigante chegou onde eu estava e fiquei com as pernas molhadas até ao joelho!! E eu estava a uma distância que considerava segura, e que se revelou nada segura! Claro que acabei a sessão a fotografar com os pés molhados, mas longe da rebentação. Pois sabia que podia vir outra onda igual e não queria estar quase 50m mais à frente de onde estava inicialmente ou ficava com água pela cintura. Mas a situação mais engraçada foi quando estive três dias seguidos a fotografar nesta praia, no primeiro dia estive a fotografar uma formação rochosa muito interessante, mas a água já estava abaixo e não chegava a atingir as pedras! No dia seguinte regressei com ideia de fotografar a mesma pedra, já sabia o que queria fazer e em vez de perder tempo na parte inicial da praia fui direto à pedra! Procurei e procurei e não a encontrava, andava para trás e para a frente...até que finalmente dei com ela! Estava enterrada e só tinha a ponta de fora!! É a última fotografia desta galeria.
QUEREM APRENDER MAIS SOBRE FOTOGRAFIA?
Quando estamos a fotografar é fácil perder a noção do que devemos ou não devemos concentrar, sejam as espécies mais comuns ou as mais raras, seja tentar fotografar de dia ou de noite. Criei alguns artigos para mostrar o que podem procurar em certos locais para fotografar.
Fique a saber que espécies fotografar durante a sua visita à Tapada de Mafra: 3 Espécies para Fotografar na Tapada de Mafra
Conheça quando fotografar diversas espécies de aves no litoral de Oeiras: 4 Espécies para Fotografar no Passeio Marítimo de Oeiras
VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE
Criei vários vídeos sobre fotografia de vida selvagem onde explico como fotografar diversas espécies e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar aves costeiras a fotografar o bonito guarda-rios, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.
Sabiam que podem aprender mais sobre fotografia comigo no campo?
Espreitem a página da ONWILD para ficar a par de todos os destinos, eventos e workshops! Podem ainda aprender mais sobre fotografia e ficar a conhecer outros países.
Comments