top of page
Foto do escritorDiogo Oliveira

Aventuras em Redor da Lagoa Comprida, Serra da Estrela | Caminhadas e Aventuras

É a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela, sendo também o principal reservatório de água da Serra da Estrela. A sua construções começou em 1912 a partir de uma lagoa natural, aproveitando o covão natural já existente. Tem sofrido várias modificações, a última terminou em 1965 quando ganhou a altura actual de 28 metros e 1200m de comprimento. A albufeira alberga mais de 100.000 m³ de água, sendo que desagua dois túneis, o do Covão do Meio que desvia a água das encostas do Planalto da Torre e tem mais de 2300 metros e ainda o Covão dos Conchos que desvia as águas da Ribeira das Naves e possui mais de 1500 metros. Na vertente norte da lagoa é possível observar um campo de blocos erráticos, um dos mais bonitos e interessantes da serra da Estrela. Estes blocos foram transportados e depositados no local pelo glaciar que ali existiu, aquando da fusão e recuo do gelo. Existem vários percursos pedestres que começam neste local.



QUANDO VISITAR

Todo o ano! No entanto, a Serra da Estrela possui mais encanto quando está coberta de neve. Pode ser necessário caminhar pela neve para chegar a alguns dos locais, e por isso, recomenda-se equipamento adequado e experiência no terreno. Na primavera e verão toda esta região possui uma vegetação rasteira e é possível observar diversas espécies, mas também fotografar paisagem.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento da Lagoa Comprida

Distância a Percorrer: Entre 2 a 4 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Nascer do sol

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Consultar a meteorologia por causa de tempestades de neve


COMO CHEGAR

O acesso mais indicado é pelo Sabugueiro ou por Loriga, no entanto, deve ter em consideração os avisos impostos e o facto das estradas poderem estar encerradas devido à queda de neve, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 40°21'47.0" N 7°38'49.1" O ou 40.363044, -7.646974, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

O melhor percurso é seguir a estrada de terra batida que começa atrás das casas de vendas que existem no estacionamento, podem inicialmente subir até ao paredão da barragem e verificar a vista. Depois recomendo seguirem a estrada até ficarem cansados, existem vários locais onde podem simplesmente saltitar por entre as pedras até ficarem mais perto da água. Mas não se esqueçam que se saírem do trilho devem decorar o caminho para não se perderem. Uma das melhores técnicas é visitar durante períodos mais calmos, como no final da primavera. Assim ficamos a conhecer o terreno para o caso de visitarmos a serra com neve.




A MINHA EXPERIÊNCIA

A serra da Estrela é um local mágico, não só no sentido das maravilhosas paisagens e fotografias que conseguimos obter, mas também devido à imprevisibilidade do tempo! Pode estar sol no sopé e um nevoeiro serrado no topo, e por isso, devem ir preparados para fotografar com qualquer tempo, quer seja, sol, neve ou nevoeiro. Eu já apanhei todas as estações e na última visita apanhei muita chuva e nevoeiro, logo depois de ter nevado. Se pudesse passava um ou dois anos na serra a fotografar, talvez um dia.



QUEREM APRENDER MAIS SOBRE FOTOGRAFIA?


Quando estamos a fotografar é fácil perder a noção do que devemos ou não devemos concentrar, sejam as espécies mais comuns ou as mais raras, seja tentar fotografar de dia ou de noite. Criei alguns artigos para mostrar o que podem procurar em certos locais para fotografar.


Fique a saber que espécies fotografar durante a sua visita à Tapada de Mafra: 3 Espécies para Fotografar na Tapada de Mafra


Conheça quando fotografar diversas espécies de aves no litoral de Oeiras: 4 Espécies para Fotografar no Passeio Marítimo de Oeiras



VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de vida selvagem onde explico como fotografar diversas espécies e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar aves costeiras a fotografar o bonito guarda-rios, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



Sabiam que podem aprender mais sobre fotografia comigo no campo?


Espreitem a página da ONWILD para ficar a par de todos os destinos, eventos e workshops! Podem ainda aprender mais sobre fotografia e ficar a conhecer outros países.

1 visualização

Bình luận


bottom of page